Depois de uma das maiores crises sanitárias do mundo, muitos empreendedores se perguntam como retomar o crescimento do negócio no pós-pandemia.
Alguns segmentos, como e-commerce, se beneficiaram do momento de isolamento, mas quem possuía espaço físico, teve que baixar as portas e se adaptar à nova realidade.
Quais alternativas para quem quer retomar as atividades?
- Listar os aprendizados obtidos no último ano
- Que formatos funcionaram durante o fechamento do comércio
- Como seu produto ou serviço continuou relevante para o consumidor, mesmo neste novo cenário
A partir destes três pontos analisados, você pode seguir as 5 dicas para retomar o crescimento do seu negócio após a pandemia:
- Redução de custos: para muitas empresas, a saída foi enxugar a folha de pagamentos. Para outras, a ausência do escritório foi importante para manter as contas em dia. Se você se adaptou bem em vender seus produtos e serviços pela internet, cogite a locação de um coworking para trabalhar ou se manter no home office.
- Empréstimos e financiamentos: a redução de custos pode ajudar, mas não ser o suficiente. Assim, empréstimos e financiamentos, quando bem planejados, auxiliam os pequenos e médios empresários a retomarem suas atividades. Já listamos os melhores nesse post.
- Migrar para o digital: a presença online já era importante, depois da pandemia, mostrou-se indispensável. É por onde as pessoas podem comprar com segurança. Por isso, invista em marketing em redes sociais e bons canais de atendimento ao consumidor.
- Reformular seus produtos e serviços para atender virtualmente.
- Rever seus custos com tributos, e nisso a Siqueira pode te ajudar: desde a formalização até a escolha correta de tributos para que você tenha até 60% de economia.
Fale conosco, estamos à disposição para ajudar o seu negócio nessa retomada!