logo-horizontal
Saiba o que é PIS e COFINS

Programas de Integração Social  (PIS) e Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS). Você sabe por que a sua empresa paga esses tributos e como deve ser a sua apuração?

Com a alta carga tributária que existe no Brasil, muitas empresas não sabem ao certo todos os tributos que precisam pagar. É necessário recolher impostos, contribuições e taxas incidentes sobre diversas operações – desde a propriedade de um veículo até contribuições com destinação social.

Neste artigo, você vai descobrir quais são as principais características do PIS e COFINS. Confira!

Dois impostos calculados por dentro do seu preço de venda, atualmente saiu a IN que podemos retirar ele do cálculo do ICMS também, porém esse é assunto para outro post!

PIS e COFINS basicamente são dois impostos calculados mediante o seu faturamento em dois regimes tributários, lucro presumido e lucro real.

No lucro presumido, paga-se um montante equivalente a 3% de COFINS e 0,65% de PIS, e não e permitido se aproveitar de nenhum credito sobre esses regimes.

No lucro presumido, paga-se uma alíquota maior em geral, 7,60% para COFINS e 1,65% de PIS, em contra=partida podemos nos creditar pela mesma alíquota das compras e folha salarial, por exemplo, e um regime mais justo, porem exige-se um controle mais apurado sobre todos os gastos e despesas da empresa.

Apesar de, esses impostos serem praticamente apurados consequentemente da mesma forma, sua destinação aos cofres públicos são totalmente diferentes, uma vez que o PIS serve para promover a interação do empregado, e ações do BNDES, e a COFINS serve para financiar a seguridade social INSS.

Tem mais dúvidas sobre essa tributação? Fale com nosso contador!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir WhatsApp
Fale com o contador!
Oi! Precisa tirar dúvidas? Manda uma mensagem!